segunda-feira, 14 de abril de 2008

Dia 3 - Caminhada pela Selva

5h... o guia bate à porta do nosso quarto para nos acordar! É assim que funciona em Tortuguero... o guia bate à porta, nós respondemos e passados 30 minutos temos de estar a tomar o pequeno-almoço. Acrescente-se a este pormenor o facto de ser este o dia da caminhada pela floresta... Afinal, comprámos um bilhete para a "recruta" e não para uma viagem de sonho :P


O pequeno-almoço foi café com umas bolachas. Muito fraco e diferente daqueles que tínhamos tomado até então (soubemos depois que regressaríamos para reforçar a primeira refeição do dia). No entanto, lá partimos rumo aos canais de Tortuguero. A viagem, feita logo de manhãzinha, permitiu-nos observar a evaporação de água, formando uma ligeira neblina que cobre toda a zona aquática, ao longo dos canais. A ida com guia é obrigatória, pois eles vêem tudo aquilo que nós, por mais atentos que estejamos, não conseguimos observar. Era impressionante os animais que eles encontravam completamente camuflados no meio da vegetação.



Nascer do sol



Preguiça



Pacchira



Green Heron (Garça)



Anhinga



Bare Throated Tiger-heron



Gray Necked Wood Rail



Bare Throated (Garça)



Iguana a descansar



Bare Throated



Família indígena


Regressamos ao hotel para tomar o VERDADEIRO e ORIGINAL pequeno-almoço Costa Riquenho, ultra mega reforçado... GALLO PINTO rulez! Aproveitamos para calçar as galochas e enchermo-nos de repelente, pois a caminhada pela floresta a isso obrigava. As zonas de lama e os animais "mordedores" são motivos suficientes para nos protegermos dos eventuais "imprevistos".


Deslocámo-nos de barco até à zona onde iniciaríamos a caminhada.



Os deliciosos ananases


O cheiro a terra molhada é intenso e o ambiente altamente húmido. A folhagem e os troncos enormes tornam difícil a tarefa do sol em iluminar-nos o caminho. As lianas são uma constante em todo o trilho percorrido...


Vimos rãs vermelhas, cobras venenosas, pássaros e plantas exóticas, aranhas e até... árvores "andantes"!



Strawberry Poison Dart Frog (rã vermelha venenosa) - tamanho máximo 3 cm



Strawberry Poison Dart Frog #2



Termiteira



Jesus Christ Lizard (Basiliscus basiliscus) - tem a particularidade de conseguir andar e correr sobre a água



Na densa floresta tropical



A perigosa Fer-de-lance (Terciopelo) no meio do nosso trilho - uma das mais perigosas cobras venenosas do mundo



Palmeira andante - o nome deve-se à particularidade de se deslocar no solo à procura de luz


Antes do regresso ao hotel, e para restabelecer todos os líquidos perdidos em suor, bebemos água de côco comprada às gentes locais. Que deliciosa!


Almoçamos no hotel e passamos a tarde a dar mergulhos na piscina e a recuperar do cansaço.



Marine Toad (Sapo Marinho) - à noite a piscina recebia estas pequenas/graúdas visitas


3 comentários:

Anónimo disse...

Acordar às 5h?!?!?!?!
Para uma dorminhoca como eu isso é digno de um super prémio! Felizmente valeu bem a pena, a julgar pela vossa descrição nda viagem... adoro sa pequena rã vermelha, é lindaaaaaaaaaaaaaa, assim como a cobra venenosa, com os seus triângulos perfeitos! Confesso que nem imaguinava que as palmeiras se podiam deslocar no solo em busca da luz, ora toma que já aprendi uma coisa nova!
Adoro a forma como descrevem o calor e a humidade, quase consego sentir o cheiro abafado e húmido da terra e das folhas!

Anónimo disse...

espectáculo, consegui escrever isto com uma data de erros ortográficos, boa !

luarte disse...

analuciana, obrigada por cada comentário teu :) De facto acordar às 5h não é para todos. Mas acredita que não era assim tão difícil porque lá reges-te por horários diferentes e deitas-te a uma hora bem diferente. Se o Paulo que é um dorminhoco de primeira apanha conseguiu, tu também conseguias, acredita!!! :)