segunda-feira, 14 de abril de 2008

Dia 4 - O Aeroporto de Tortuguero

Alvorada... 5h da manhã! Uma enorme chuvada ecoa no telhado das nossas instalações. Com as malas previamente feitas do dia anterior, foi só tomar o reconfortante pequeno-almoço e partir, de barco, até ao aeródromo de Tortuguero.


Desembarcamos! A uns escassos cem metros à nossa frente, bem no meio da floresta tropical, e ladeada pela praia de Tortuguero, uma casa pré-fabricada e uma pista de alcatrão esburacada formavam o famoso aeródromo.


À nossa espera um autêntico caixote mono-motor com dois apêndices laterais (parecidos com asas) e um par de rodas a servir de trem de aterragem. Por fora a pintura imaculada... por dentro a ferrugem "esculpida" na fuselagem. Os compartimentos das bagagens eram mínimos, razão pela qual só podíamos levar cerca de 12kg por pessoa... nós levavamos cerca de 20kg :S. A sorte foi que os outros 4 ou 5 passageiros que foram connosco levaram peso a menos e, desta forma, o peso extra foi-nos perdoado.



A sofisticada torre de controlo



A nossa avioneta



Ri-te ri-te...


A viagem até San José correu sem grandes incidentes. A avioneta conseguiu, com sucesso, desviar-se das montanhas altas e não se estatelar nas florestas tropicais densas de Tortuguero. Saímos do aeroporto para esperar o nosso transfer que nos ia levar até à zona do Arenal.


A viagem entre San José e o Arenal foi feita de carro... cerca de 4h de viagem para percorrermos 100km... um autêntico desafio à paciência (várias foram as vezes que apanhamos obras que obrigavam ao corte momentâneo da estrada), às costas (por causa dos inúmeros buracos na via) e ao enjoo (devido às infindáveis curvas e contra-curvas que tornavam o caminho bastante sinuoso).


Como não tínhamos actividades programadas no Arenal, decidimos seguir a sugestão do nosso simpático "transferista" e paramos em La Fortuna (a cidade do vulcão). Aqui dirigimo-nos à agência Jacamar para obter as viagens que nos interessavam. As agências trabalham em parceria com muitos hotéis, pelo que, contactar directamente com elas, é sinónimo de se conseguir obter preços muito mais em conta, sem termos de pagar a comissão que iria direitinha para o "bolso" do hotel. As actividades adquiridas, com guia, foram as seguintes:


Caminhada ao Vulcão Arenal (Arenal Volcano Hike);

Caminhada pelas Pontes Suspensas do Arenal (Arenal Hanging Bridges);

Caminhada pelas Grutas de Venado (Venado Caves);

Visita de barco a Caño Negro (Caño Negro Wildlife Refuge).


Pagamos $368. Os guias eram excepcionais. Muito jovens, com excelentes conhecimentos técnicos, simpáticos e com um espírito de aventura muito apurado. Todas as actividades foram bastante personalizadas, já que o grupo era formado apenas por nós dois, o guia e o condutor.


Chegamos ao Hotel Arenal Volcanno Inn ainda antes do almoço. Como ainda não tinhamos o quarto pronto, aproveitámos para disfrutar da piscina. Almoço e partida para a primeira actividade adquirida...a caminhada ao vulcão Arenal.


* Caminhada ao Vulcão Arenal


Saímos do hotel às 15h10. A chuva teimava em aparecer. Fizemos os primeiros 10km em boas estradas de alcatrão e mais 10km em gravilha, com "crateras" enormes, e onde a velocidade da nossa carrinha fazia concorrência a qualquer caracol.


Chegados ao ponto inicial da caminhada, vestimos os nossos impermeáveis e "fizemo-nos ao caminho" sempre ladeados do imponente vulcão fumegante. 15 minutos depois, parámos! Aquilo que tinha começado como uma chuva estava a tranformar-se num dilúvio acompanhado de trovoada. A presença de árvores altas na zona e a aproximação dos relâmpagos obrigou-nos a voltar atrás. Regressámos à carrinha e fomos para um miradouro coberto, perto do sopé do vulcão. Daí pudemos admirar as pedras incandescentes que o mesmo ia "cuspindo". Estas rolavam encosta abaixo e partiam-se aquando do encontro com outros "seres" rochosos! Um cenário simplesmente fantástico!



Tucano



Vulcão Arenal em plena actividade



Vulcão Arenal


No regresso ao hotel, e durante o percurso pela estrada de gravilha, ainda tivemos tempo para vislumbrar um coiote. Estavamos com muita sorte!


Chegamos ao hotel! Foi tomar banho, jantar e dormir! No dia seguinte mais duas actividades fisicamente exigentes esperavam por nós.


Sem comentários: